quarta-feira, 21 de março de 2012

E a crise da Holanda?

Será interessante seguir o caso da Holanda, que pode vir a ser um episódio mutio significante da zona euro e do seu futuro.Um os países defensores da linha duro do Euro, membro do cada vez mais exclusivo clube de países com um rating AAA, um dos tais países fiscalmente prudentes e cuidadosos "do norte" e nada como os espalhafatosos e pouco cuidados (com os dinheiros) países meridionais do mediterraneo ou próximo, vê-se afinal a braços com problemas de deficit, e um eleitorado que parece pouco predisposto a aceitar políticas de austeridade (ver aqui). A coligação no poder desfez-se, até porque um dos partidos passou a defender a saída do euro e o restabelecimento da moeda antiga. O seu nível de endividamento já é superior os 60% definidos no  acordo assinado na última cimeira europeia.
O sentimento é que o euro foi um mau negócio para a Holanda (e uma comparação com a Suécia e com a Suiça, que nunca aderiram ao euro, parece suportar isso), e que estão a ter que pagar as consequências do tais países do sul, que se endividaram demais quando isso era fácil e barato.
Num artigo recente do Guardian (Dutch government in lockdown as AAA-rated country comes unstuck) comenta-se
  • Most analysts agree the Dutch economy is fundamentally sound and a dogmatic application of the new eurozone rules next year will do much more damage than good.
  • The euro crisis could yet bring down another eurozone government – even in a country as prosperous and successful as the Netherlands.
Afinal a questão não parece ser um exclusivo desses tais gastadores inconscientes e meridionais - não fosse ela uma consequencia de um problema estrutural do próprio euro.


Sem comentários: