sábado, 28 de janeiro de 2012

Aqui há gato escondido ...

Durante a semana multiplicaram-se as referências aos prémios internacionais de jovens cientistas portuguesas. Tudo bem, mas ...
1. Mas é estranho que as noticias falem só de cientistas nas áreas das ciencias médicas e biológicas, embora com títulos altamente generalistas (do género "Os melhores da ciência em Portugal").
2. Mas todos esses prémios foram baseados em candidaturas apresentadas pelos próprios ao prémio - uma amostra por natureza altamente enviesada. Não deixa de ter algum significado o facto de serem escolhidos entre os que se candidataram. Mas uma avaliação completa da situação implicaria conhecer os perfis dos outros candidatos, e não candidatos nacionais.
3. Mas de forma alguma será legitimo inferir a partir disso sobre a posição desses jovens no cenário nacional - muitos outros, tão bons ou melhores, não se terão candidatado a esses tais prémios
4. Mas é estranho a insistencia com que jovens cientistas da Fundação Champalimaud e do Instituto Gulbenkian de Ciencia parecem motivados para concorrer a prémios deste tipo, e serem premiados.
5. Mas é estranha a sensação de cuidada campanha de relações públicas que parece estar associada a toda esta vaga de noticias.
6. Mas é estranho que sejam falados, mas pouco divulgados, os problemas financeiros com que se  as instituições referidas parecem debater-se
7. Mas é também estranho que ao mesmo tempo circulem noticias (ou boatos?) segundo as quais o governo pretende favorecer essas instituições na distribuição dos financiamentos de I&D, para ajudar a tapar os buracos financeiros aí existentes.
Simples coincidencias, ou gato escondido com o rabo de fora?

Sem comentários: